Garapeira – Informações
Madeira
Moderadamente pesada (densidade 0.83 g/cm3), dura, fácil de trabalhar, de longa durabilidade, podendo entretanto ser atacada por cupins.
Característica gerais
Madeira pesada; cerne variando do bege-amarelado ou amarelo levemente rosado, até ao ríseo-acastanhado, uniforme; alburno diferenciado, branco-amarelado; textura média; grã irregular para revessa; superfície lustrosa e lisa ao tato; cheiro e gostos imperceptíveis.
Característica morfológicas
Altura de 25-35 m, com tronco de 60-90 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, de 5-11 folíolos de 5-13 cm de comprimento.
Secagem
Moderadamente difícil de secar ao ar, com tendência a rachaduras e empenamentos.
Trabalhabilidade
Madeira considerada fácil de ser trabalhada. Recebe bom acabamento.
Durabilidade
Fácil com tendência a pequenas deformações e rachaduras. A madeira de GARAPA, em ensaios de laboratório, demonstrou ter resistência moderada ao apodrecimento e baixa resistência ao ataque de cupins de madeira seca.
A madeira da Garapeira, por ser pesada, de durabilidade natural, de resistência mecânica entre média e alta, é indicada para construção de estruturas externas, dormentes, postes estacas, mourões, carrocerias; em construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos; marcos de portas e janelas; etc.